Páginas

Translate - Tradutor

sexta-feira, 25 de maio de 2018

VEGANISMO: Por onde começar a mudança alimentar?


Tenho recebido várias perguntas sobre alimentação pelo meu instagram quando eu publico alguma refeição rotineira. Eu não sou a melhor cozinheira do mundo e nem conheço tantos temperos e coisas mas ninguém nasce sabendo entende? Somo capazes de desenvolver as habilidades que quisermos basta termos interesse e acreditarmos na nossa singularidade. 
O que eu quero dizer com nossa singularidade: Não precisarmos ter a beleza de fulano para sermos bonitos, nem cozinhar como aqueles nossos colegas no Bike Vegan para fazermos comidas maravilhosas. Aceite que você tem a SUA forma de ser bom em algo e pronto.


orgulhe-se de você.

Hoje eu recebi uma pergunta de uma amiga de faculdade..a Gabi.. e ela queria que eu desse umas dicas para ela de como começar uma alimentação vegan. Eu falei pelo cotovelos, claro, sempre, porque sim. Então resolvi condensar tudo aqui para debatermos como transcender para uma alimentação livre de exploração animal. São poucas dicas, porque o resto aprendemos com o tempo, com pesquisa, dividindo as dúvidas e as descobertas.


#1 TENHA SEUS MOTIVOS PARA MUDAR 


Tudo começa por você.
Um erro comum é fazermos o certo pelos motivos errados. Aliás, certo e errado possuem pontos de vistas diferentes dependendo MUITO da moral de cada um. Saiba que uma alimentação livre de crueldade é um boicote sério a essa exploração cruel. 

Não existe abate humanizado. Não existe morte sem dor. Não existe vaca leiteira que não sofre. Galinha que não sofre. A lã de animal também é crueldade, as marcas que testam em animais, por mais que não tenham ingredientes de origem animal também os exploram em prol da futilidade ou do desconhecimento que temos em relação há vários assuntos. 


Esqueça os comentários negativos, e ame todos os animais igual você ama seu gato e seu cachorro. 
Cada vez que alguém diz "não" ao senso comum de quê precisamos da carne para vivermos muita coisa muda, o impacto é grande. Saiba da importância que isso representa e siga em frente. Vai ser massa demais!! Não faça isso pelos outros ou por modinhas. Faça pelos animais e por você.

#2 SAIBA O QUE VOCÊ ESTÁ COMENDO


Saiba ler os rótulos, saiba do que são feitas as coisas, mude velhos hábitos, veja documentários, vídeos no YouTube.
Por muito tempo eu acreditei que o ovo e o queijo eram vegetarianos, mas eles não são. Assistam esse vídeo e entendam um pouco como funciona:

Será que o queijo é vegetariano?

Outra dica legal dentro do assunto sobre saber o que se come é ter o hábito de ler (ou ver vídeos) sobre alimentação, aprender o que são proteínas e o que são carboidratos, o que é b12. Entenda de quê é feita suas maquiagens, cremes dentais, hidratantes e tudo o mais. Saiba o que indústria de oferece e você vai ficar tão surpreso com alguns lixos que a gente come/consome que nem pode imaginar. 

#3 NÃO TENHA PRECONCEITOS COM O DIFERENTE


Juventude amiga e bonita, não faça cara feia para coisas que você nunca comeu. Vou contar um segredo pra vocês: Hoje eu como muito mais coisas que antes. Abandonar a carne e os derivados me trouxe um mundo de possibilidades.. um universo de comidas boas. E eu adoro comer..meninas gostam de comer! Comer muito! Comer pra caralho!!



Vejam as coxinhas de brócolis, berinjela, grão de bico e comprem!! Comam! Aprendam a fazer as de vocês! Vá numa feira e compre coisa orgânica com preço justo.
Vá nos eventos de culinária vegana. Procure grupos nas redes sociais e faça amigos novos nessa jornada. 


#4 FAÇA SUA COMIDA


Cozinhar dá uma sensação de autonomia e liberdade que só quem cozinha sabe. Eu faço isso todos os dias. Faço meu almoço para levar para o trabalho e meu jantar. Essa é uma etapa importante de se atentar porque alimentos veganos prontos podem ser caros no supermercado. Podem não vender perto de vocês (eu sei bem o que é isso pois moro em uma periferia).
Saiba fazer aquele bataqueijo para comer com pão no café da manhã, aquele arroz com feijão e um acompanhamento legal. Vegburgueres são simples de fazer e aqui vai uma receita relâmpago de vegburguer de feijão:
No liquidificador: três colheres bem cheias de feijão (qualquer um), um "dedinho" de água, duas colheres de farinha de trigo (ou similar), 1 dente de alho, pimenta do reino e um pouquinho de sal.
Bate, faz uma massa uniforme.
Em uma frigideira anti aderente com óleo quentinho, coloca uma colher dessa massa e molda ali na frigideira mesmo um formato arrendondado. Fritas dos dois lados. Pronto.
Congratulations, você fez um vegburguer.

Cuscuz com umas verduras refogadas, tapioca com leite de coco, arroz, feijão, macarrão e uma berinjela empanada, macarrão com "carne" de banana, "carne" de de caju, "carne" de jaca, molho de inhame, cogumelos, grãos, frutas!! Faça sua comida e coma verduras e frutas. :)


#5 SEJA BRUTALMENTE BEM INFORMADO


A indústria não quer que você compre, ela quer comprar você. Tal qual a TV que você não assiste, ela é que te assiste, te molda e pior: você não percebe. Seja mais ruim que o capitalismo e saiba onde você está pisando. 





Não acredite em tudo o que os meios de informação popular te dizem, acredite na sua experiência, na sua noção de bom senso primeiramente. Busque pessoas comuns e seus canais no YouTube ou em outras redes sabe por quê? Porque eles não estão ganhando dinheiro pra te dar aquela informação. Ninguém pagou aquelas pessoas para te venderem uma ideia, uma informação que pode ser falsa. Isso não é teoria da conspiração. É a realidade.
Faça um teste simples: busque informações sobre o leite no YouTube. A quantidade de médicos, nutricionistas e documentários que falam o quanto ele te prejudica é assustador. 
Mas na TV ou no rádio alguém diz que leite faz mal? JAMAIS! Te incentivam a consumir..cada vez mais..cada vez mais cedo. 
Seja brutal no supermercado fazendo as compras, lendo os rótulos, boicotando as marcas cruéis, busque preços justos, busque pessoas que trabalham com isso, perguntem o que tem no pão da padaria. 
Eu uso a tática de mentir hahaha e falar que tenho alergia e ovo, leite e manteiga e derivados porque se eu falar que não consumo por opção, a matrix tenta me boicotar rsrs Eu fico com medo que mintam que não tem produto X em algum alimento. Entende? As pessoas as vezes absorvem tanto essa cultura de que veganismo e outras lutas são sem validade que elas são capazes de fazer isso. É culpa delas? Nem sempre. É uma reprodução do que se foi ensinado a vida inteira. Não se chateie com isso. Burle a regra que é mais divertido. :)

Ser onívoro (nós humanos somos) significa o seguinte:  Ser que pode se alimentar de maneira vegetal ou animal.
Escolha o seu e considere o veganismo.

_____________________________
Eu vou deixar uns links de pessoas que fazem seus trabalhos alternativos ou por hobbie com veganismo para vocês terem onde procurar ou se você já é vegan ter mais umas opções de informação.

NA INTERNET

Canal MiajudaAninhaVegan: Informações sobre produtos, dicas de como começar, dicas de esmaltes, e outros. É bem diverso. Gosto demais.

Presunto Vegetariano: Receitas fáceis e muito práticas com vídeos e alimentos diversos, além de outros artigos. Eu imprimo muita receita aqui e ao final delas sempre tem as dicas de substitutos caso você não encontre algum ingrediente da receita. Agradeço a quem faz esse canal com tanto amor e dedicação. 

Portal Vista-se: Informação séria e de qualidade. O portal Vista-se tem muito conteúdo e uma loja que vende de tudo. Só produto vegano, desde manteiga à coletor menstrual. SUPER recomendo. 

Canal Vista-se no YouTube: Pra quem não é fã de leitura, você pode ver os vídeo do portal. Tem uns humores legais.. vários assunto que cabem mais em vídeo do que em texto. É  muito legal. 

VegetariRango: Receitas, vlogs e outros úteis. As receitas são faladas bem dinâmicamente e da pra aprender um monte de lanches legais e receitas pops haha

Viewganas: Receitas elaboradas e com o nível de dificuldade mais elevado. Se você é brutal na cozinha, essse é o seu canal! Não tem tanta receita prática assim mas aprendi umas coisas bem legais nesse canal como o Tempurá por exemplo. 


NA CIDADE DE FORTALEZA-CE

Bike Vegan: Encomendas, bike delivery de pizza e junkie food e participações especiais. Tem uma carta de encomenda bem diversa de salgadinhos e tortas para festas, doces salgados e bolos fofos. Você pode comprar salgadinhos  (coxinha e tal) e vegburgueres congelados e fritar na sua linda residência. 
Instagram. Contato: (85) 98656.8556

Malagueta Culinária Vegana: Av. da Universidade, 2064 - Benfica, Fortaleza - CE, 60020-180. Eu só indico comida boa e a daqui não podia ser diferente. Acredito que eles ainda fazem delivery no almoço pelas rendondezas do centro e do Benfica. Contato: 9 8512-0552

Pachamama: Endereço rua Barão do Rio Branco, 2734 - José Bonifacio, Fortaleza - CE, 60025-062. Coma sua pizza, aprecie sua cerveja especial ou peça pra comer em casa. Comida excelente, espaço tranquilo e pessoas maravilhosas. Instagram. Contato: 85 99810-2734

Madir: Espaço legal, pertinho da praça da Gentilândia, pessoas gentis e comida boa. É um restaurante vegano/vegetariano que fica na Rua Padre Francisco Pinto, 257. Contato: 3023-3563. E funciona das 11:00h às 14:30. 

Annapurna: O melhor almoço da cidade com o melhor preço do mundo. Decoração indiana e pezinhos descalços. Gente, é sério. Comam no Annapurna. Fica em frente a praça da CLD, pertinho da avenida D. Manuel no Centro. 

Rango Verde: Todo mundo elogia a comida daqui. Almoço saboroso e preço bom, sem crueldade animal. Rua João Gentil, 207, Benfica, Fortaleza-Ce Contato: 98848-1578

La Calle Food Truck: Não é totalmente vegano, mas está sendo elogiado pela galera pois tem umas boas opções. Endereço R. Eduardo García, 185 - Aldeota, Fortaleza - CE, 60150-100



Espero que esse post seja útil. 
Até a próxima. 







_____________________________
Agradecimentos especiais ao meu companheiro que me ajuda muito e me ensina muitas comidas fáceis e saborosa e a todas as pessoas que não olham com preconceito as minhas perguntas no meio da rua.  Obrigada. 

2 comentários:

  1. Caramba quanta dica legal e de muita utilidade, estava lendo aqui bem devagar pra poder pegar todas as informações direitinho, tô num processo de transição ao vegetarianismo, e todas essas dicas me foram de total utilidade, belo post! Faça mais dicas como essa!!

    ANIMAL LIBERATION SEMPRE!!

    Grande Abraço ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita que massa. Espero que dê certo pra ti! Obrigada pelo apoio!

      Excluir