Páginas

Translate - Tradutor

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Star Trek: Uma série além do seu tempo "indo onde nenhum homem jamais esteve"

Antes de tudo, se você é fã de ficção científica ou está curioso sobre esse estilo de filme ou ainda está pensando em ir ver o filme aí vai uma dica: Vá!! Star Trek: Sem Fronteiras está incrível!


Eu adoro filmes e séries que envolvam tecnologia, naves espaciais e assuntos futuristas. Dentre meus preferidos (sim, são muitos) Star Trek está bem no topo. Não só pela aventura na maravilhosa na mais nova nave da Frota Estelar USS Enterprise mas também porque é uma série que faz várias reflexões sobre os seres humanos e suas interpretações de tempo, espaço, futuro e evolução. A cada capítulo da série ou filme, no diário de bordo de cada missão sempre somos jogados a pensar sobre o que queremos e quem somos. Tenho muito amor por Star Trek. Acho que já deu pra notar.




Sobre Star Trek


"Espaço, a fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar Enterprise, em sua missão de cinco anos para a exploração de novos mundos , para pesquisar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde ninguém jamais esteve!"


No ano de seu lançamento 1966 ( eu não havia nem nascido mas eu fiquei sabendo rs) Star Trek não era popular como hoje. Realmente era uma série tão a frente de seu tempo que em plena guerra fria (1947 à 1991) colocou na mesma nave um americano (Capitão Kirk), um japonês (Sulu) e um russo (Pavel Chekov) na mesma equipe e convivendo de forma hamônica e cooperativa. Além deles haviam o médico Leonard Mccoy, o endenheiro Montgomery Scott, a brilhante Tenente Nyota Uhura que foi a primeira afroamericana a ter um papel de destaque na TV e que protagonizou com o capitão Kirk o primeiro beijo entre uma negra e um branco na TV e o magnífico Spock, um ser híbrido da raça Humana e Vulcana calculista, brilhante e meu personagem preferido.
A série se passa na jornada da nave USS Enterprise e sua tripulação em uma missão de 5 anos para conhecer o espaço e novas formas de vida. Não é um filme de guerra estelar, mas sim de uma jornada de conhecimento através do universo. <3
Na terceira temporada, com 79 episódios exibidos a série foi cancelada. Apesar de bem aceita pelo público e tinha um grande número de fãs, acredito que seu cancelamento se deu pelo fato de ser realmente uma série com novos conceitos onde haviam mulheres no comando e diversas raças e etnias convivendo juntas e batia de frente com vários tabus da época. 

Spock, meu personagem favorito


"Vida longa e próspera" - Imagem de Spock no período de exibição da série (1966-1969)


Spock recebeu vida pelo ator Leonard Nimoy e o mesmo quase foi cortado da série devido a sua aparência "diferente" que "parecia com o diabo" HAHAHA -baboseira-  Spock foi modificado para a TV e com algumas aparências suavizadas já que inicialmente ele possuía uma aparência meio amarela-esverdeada. 
Leonard Nimoy em 2014
A audaciosa ideia que hoje é simples aos olhos contemporâneos de Star Trek: The Original Serie era confrontar o senso comum do que era considerado diferente e isso é que o torna ela incrível!
Na USS Entreprise Spock era o oficial de ciências, depois Primeiro Oficial e posteriormente Oficial Comandante e junto com Mccoy e Kirk eram o trio principal da série.

A personalidade de Spock era baseada na lógica e na razão. Conceitos estes que foram sendo aprendidos por ele que podiam ser quebrados. E ele os fez de fato, mas sem perder sua tranquilidade e essência. E eu adoro a personalidade dele.
Zachary Quinto como Spock.
Leonard Nimoy que era judeu e americano nascido em Boston, foi o responsável por inserir algumas características da cultura Vulcana. A famosa frase "Vida longa e próspera" saudação comum do povo de Vulcano foi inspirada em uma frase da religião judaica e também as ações movidas pela lógica que eram comum do personagem. Ele já afirmou em uma entrevista o quanto entendia o deslocamento de Spock perante a cultura humana já que ele também se sentia assim sendo Judeu nos Estados Unidos. 
Spock e sua mistura de humano por parte de mãe e vulcano por parte de pai lhe deixava em constante conflito entre a razão exaltada e cultural do povo vulcano e a emoção característica marcante de nós humanos.



Quando vi a notícia, na internet, da morte de Leonard Nimoy em 2015, o Spock (clássico) da série (e também de alguns filmes), além de pintor, poeta, fotógrafo e muito querido entre os fãs haviam alguns comentários do tipo "influenciou quem eu sou hoje", me fez querer ser astronauta" e coisas assim. Se um personagem de uma série que atravessou gerações fez tudo isso imaginem só as outras dimensões de Star Trek. 

Influências e Legado

Ao invés de cair no esquecimento após o cancelamento a série foi reprisada em vários países conquistando novos fãs (trekkers) no mundo inteiro. Aqui no Brasil eu não sei quando ela começou a reprisar, mas era conhecida como Jornada nas Estrelas e era bastante popular nos anos 80 segundo o que minha mãe me informou. Todo mundo se reunia para ver junto. Houveram outras séries e vários spin-offs. 
As influência da série vão desde as criações da Nasa passando pela dos telefones celulares a até mesmo no comportamento dos fãs.
50 anos se passaram desde o primeiro episódio e além de influenciar as profissões de muitos jovens  de engenheiros a cientistas podemos citar ainda:
Elenco da série conhecendo a Enterprise da Nasa no dia do lançamento.
  • Martin Cooper: O cara que fez o protótipo do que hoje são os celulares foi influenciado pelo comunicador usado entres os membros da Frota Estelar;
  • O PADD que era utilizado pelo capitão Picard na série Star Trek: Next Generation foi a fonte de inspiração do Steve Jobs para criar o iPad.
  • O aparelho de Ressonância Magnética tem função bastante parecida com o que o médico Mccoy utilizava, o Tricorder, e Peter Jansen criou em 2012 um aparelho portátil de Ressonância influenciado pelo Tricorder. Você pode ver o projeto dele aqui.
  • As comunicações em vídeo conferência são bem parecidas com Skype, não acha? ;)
  • O nome primeiro ônibus espacial da Nasa é Enterprise e os atores foram convidados para conhecerem e inaugurar essa maravilha! 

Eu amo essa série e espero que ela ainda continue alimentando esse senso de humanidade e futuro próspero. Star Trek se passa em um futuro onde evitamos guerras e a pobreza não existe. Os contextos inteligentes são recorrentes e sempre há algo a se aprender com ela e que não são usados apenas para atrair ibope e sim para de fato dizer alguma coisa.
Não é só jargão de ficção científica,é sobre nós e o mundo a nossa volta. É sobre nossa relação sobre quem somos e aonde iremos.
"Vida longa e próspera"







Quer assistir a série clássica dublada? Saca esse blog: http://startrekptbr.blogspot.com.br/2013/07/assistir-online-star-trek-serie_6.html .


Abraço.

2 comentários:

  1. Star Trek *---------*
    Sou muito suspeita pra falar: sou muito fã mesmo, principalmente dos filmes!
    Assisti todos (menos esse que ainda tá nos cinemas) e tenho que liberar espaço no HD pra poder baixar a série!
    Que massa ler essas curiosidades, Jhessy!
    Live long and prosper!

    www.vultuspersefone.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa! Gata morcega da balada! Vai ver esse filme *-* Vai vai vai!! rsrs É bom encontrar um fã que entende meu sentimento. Quando falei para minha mãe que eu estava indo ver o novo filme de Jornada nas Estrelas ela abriu um sorriso, senti ali a nostalgia. Atravessa gerações!

      Nesse blog que compartilhei dá pra ver online e é bem leve. Acho que da ate pra ver pelo celular pois não tem propaganda nem nada. Só os vídeos de fã pra fã mesmo!
      BJU!

      Excluir