Páginas

Translate - Tradutor

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Pensamentos sobre liberdade e autogestão

Quando nos vermos em uma circunstância onde nos sentimos intimidados e descrente de nós mesmo por não se encaixar em algo, não é a falta de adequação que nos perturba mas sim a nossa opinião sobre nós mesmos. 
Qualquer evento externo (que não parte de nós) é algo neutro. O peso dele se dá pelo valor que damos a isso. Não há valor positivo ou negativo é apenas um fato. 
Convido você que lê esse texto e que passou por algo onde se sentiu insuficiente ou rejeitado que visse essa situação apenas como uma resposta ou uma perspectiva diferente, uma oportunidade de auto aprendizado e para seu auto conhecimento, onde aqui posso incluir o conceito de auto gestão tão presente e difundido dentro no anarquismo, afinal a auto gestão significa muito mais do que uma sociedade sem políticos e partidos.  

A auto-gestão anarquista é a afirmação de que somos capazes de nos organizar de maneira justa e equitativa, sem a necessidade de autoridades externas ditando nossos passos.

Como autoridade externa podemos considerar toda e qualquer coisa que nos imponha um tempo, uma regra ou uma conduta na qual não estamos dispostos a obedecer.

No coração da auto-gestão anarquista, a autoridade é substituída pela autodeterminação, e a ordem surge da colaboração espontânea, não da imposição externa. Portanto camarada, seja fiel a si mesmo, aos seus valores e ao mundo que você queira criar. Provavelmente não veremos esse mundo pronto, talvez ele nunca exista mas não se sinta desmotivado ou fraco. A resistência não é apenas um ato, é um estado de espírito anarquista que se manifesta na recusa persistente de se curvar diante de quaisquer agressão a nós mesmos.


"Tua liberdade estende a minha ao infinito "(Mikhail Bakunin)



2 comentários: