Páginas

Translate - Tradutor

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Ter tempo

Faz um tempo que não posto nada aqui. Devido ao trabalho e o cansaço minha criatividade estava recuada. Só consigo descrever como negativa a sensação que sinto de ter que eternamente abdicar das coisas que gosto ora porque estou trabalhando, ora porque estou cansada pelas rotinas que muitos de nós temos que enfrentar.
Sei que muita gente queria estar no meu lugar, ter uma emprego, uma casa e etc. Não vim aqui reclamar do que tenho vim abordar que a vida é mais do que ter coisas. 
Uma pequena parcela da população é bastante privilegiada pelo tempo livre que tem. Muita gente não o tem. Muita gente sai às 6:00h da manhã e chegas às 19:00h. Trabalha com pessoas que não conviveria a não ser pelo dinheiro que lhe é pago mês a mês. Depende do transporte público ou do preço do combustível para se locomover. depende da hora do dia para exercer o direito de ir e vir, pois o direito a segurança lhe é negado todo dia.
Abrimos mão de muitas coisas na vida e não é só pelo clichê "não tenho dinheiro". . Abrimos mão de conhecimentos que poderíamos obter, seja por preconceito ou falta de oportunidade, abrimos mão de cuidar de nós e da nossa saúde, seja por conta da falta de tempo e dessas "praticidades" da vida moderna que incluímos na nossa alimentação nos envenenando dia a dia com o que a indústria nos fornece, ou ainda, porque aquele hospital público perto da tua casa só lhe atende caso você tenha alguma doença visível a olho nu porque só sintomas não bastam.
Abrimos mão de sermos quem somos porque nossa postura é reprovada e nunca conseguiremos nada com ela. Precisamos ser alguém na vida e esse "ser alguém" inclui ter um diploma e uma posse ou bem admirável ao mundo contemporâneo, tipo um carro ou uma casa. O ser do mundo moderno equivale a ter alguma coisa de útil.






Eu andei me perguntando esses dias o que significa ter tempo e de início respondi a mim mesma: "Óbvio que ter tempo é ter horas livres à sua disposição para o que você quer fazer" e posteriormente pensei "Toda resposta imediata parece vaga". Portanto, ter tempo pode ter vários significados, então listei alguns:
Ter tempo é não ser dependente, seja de algo ou de alguém;
Ter tempo é não sentir a sensação de que perdeu alguma coisa para fazer outra; 
Ter tempo também pode ser estar com quem ou com o quê se gosta, seja uma pessoa, um gato um cachorro ou um disco maravilhoso do Bauhaus (aquele marronzinho que tem a música Dark Entries..);
Ter tempo é não sentir o passar das horas e não ficar contando os minutos para o dia acabar estando assim ligado a sensação de que 'eu estou onde eu queria estar' ou  'onde eu escolhi estar';
É o que você deixa ou não de fazer e está diretamente relacionado com as suas escolhas de onde e com quem estar e também das suas ações. Do que você valoriza ou não e a importância que isso ou aquilo tem.
Depois que fiz essa lista, cheguei a conclusão que o o tempo possui uma relatividade diferente da de Einstein. Essa relatividade tem a ver com nossas sensações e conclusões de certo e errado e do que queremos para nós. Então tem dias que tenho tempo e dias que não tenho. Talvez o lance é o (difícil) equilíbrio. 
Eu comecei a escrever esse texto semana passada (sim, eu demoro para pensar) e terminei ele de uma forma completamente diferente do que eu mesma achei que terminaria. Ele está meio vago e desconexo, um tanto mal escrito, parecendo que falta algo entre o começo e o fim. Na verdade, eu só queria dar uma dica:
Se você não se sente bem no lugar em que está agora, no que você estuda ou com seus amigos ou em outro grupo qualquer que você esteja, acredite, você está perdendo seu tempo. E tempo não é dinheiro. Tempo é toda a vida que você tem. Ter tempo também significa coragem para quebrar barreiras e subverter.

3 comentários:

  1. Eu fiquei pensando nisso e ainda adiciono que de nada adianta ter tempo se a gente tá tão cansada que não consegue nem escrever de vez em quando :(
    É foda, me sinto muito indisposta na maior parte do tempo, mas tenho me esforçado pra não deixar o blog de lado! Isso que me mantém! <3
    Beijos, linda!

    www.vultuspersefone.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. "Hoje o tempo voa amor, escorre pelas mãos"

    ResponderExcluir