Páginas

Translate - Tradutor

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Filme They Live (Eles vivem): Uma abordagem sobre controles sociais. [Sem spoilers]

O filme They Live (em tradução Pt. Eles Vivem) é do gênero ficção científica com um pouco de suspense lançado no ao de 1988 nos Estados Unidos. A direção do filme foi feita por John Carpenter e coproduzido pela Alive Films Larry Franco Productions.


Sinopse

Tudo começa quando John Nada (Roddy Pipper) chega a Los Angeles e arruma um emprego em uma construção civil. Após fazer amizade no novo emprego com um cara chamado Frank,
ele é convidado para dormir em um acampamento que é violentamente atacado pela polícia e algumas coisas muito estranhas acontecem antes e depois desse ataque. John encontra um óculos que o faz ver o mundo tal qual como ele é: cinza, controlado e violento.


Através desse óculos além de ele enxergar alienígenas disfarçados de humanos que controlam o mundo e seus meios de comunicação, ele consegue ver as mensagens subliminares nas propagandas de TV e outdoors. À partir daí John inicia um caçada aos aliens invasores fazendo o filme tomar uma face subversiva e questionadora.



Opinião

They Live (Eles Vivem) é um filme que começa devagar e não tem lá grande atuações de drama. Cheio de piadinhas, o personagem John que não possui sobrenome e nos créditos do filme aparece como "John Nada" (tradução: João Ninguém) é um cara como qualquer outro, desempregado e curioso que esbarra em uma cidade e por acaso acha um óculos revelador da verdade.

Na mensagem do outdoor : "Venha para o Caribe" >>>> Na tradução do óculos de John "Case e reproduza"



John poderia ignorar aquele fato e achar tudo uma loucura e continuar a viver olhando para a TV e para as propagandas desejando ser algo que ele nunca será, trabalhando todo dia e mesmo assim não ter uma casa, mas ao contrário disso ele mergulha naquele caos non-sense e vai em busca da libertação da raça humana de todo aquele ataque hipnótico que impõe a nossa escravidão.
They Live, é a perfeita representação da prisão perfeita: a prisão sem muros. Bilhões de pessoas controladas e movidas pelo materialismo, pelo dinheiro, pelo consumismo, manipulação e a falsa ideia de evolução e que jamais enxergarão isso. É isso que é a prisão sem muros. Ela significa a linha que divide quem de fato vive (de verdade) e quem dorme.
"Eles vivem, nós dormimos"

"Este é o seu deus" Essa é a mensagem que John vê ao olhar para cédulas de dinheiro com o óculos.


Há muitas mensagens reflexivas nesse filme e tornando-o, para mim, um clássico dos filmes questionadores e subversivos. Ele faz com que o telespectador se depare com situações cotidianas corriqueiras e comuns como trabalhar quase todo dia, casar, ter filhos, ver TV a noite e ir dormir e no outro dia fazer tudo isso e de novo, e de novo, e de novo...mas no final das contas tudo isso é um plano para o controle da massa e todo humano que não vive esse tipo de vida acaba sendo considerado subversivo, estranho e fora dos padrões. Parece algo comum para você? Quantas vezes você questionou o "por quê?" de ter sempre que abdicar das coisas, experiências ou até mesmo de uma estética visual para poder ter um emprego ou uma estabilidade que talvez nem exista? "You want to live or just sleep?" Qualquer semelhança de They Live com a sua vida é mera coincidência. Ou não.

5 comentários:

  1. Puta filme foda! É engraçado que nem se a gente compartilhasse esse filme com o mundo, as pessoas não se desprenderiam do capitalismo, desse sistema sujo que a vive hoje em dia. Achei esse filme muito massa por ser uma coisa que nos mostre que não é só a gente que enxerga o mundo com os "óculos do John", né?

    Beijos, linda!
    www.vultuspersefone.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Verdade Rafa! Muita gente acha que o consumismo e outras alienações são ficção e teoria da conspiração. Achei esse filme uma história meio alegoria da caverna só que mais contemporânea.

    Beijos!! :* :*

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Do caralho! Meus parabéns e todo apoio ao danificar e subverter!

    ResponderExcluir