Páginas

Translate - Tradutor

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Minha graduação em Administração: Definições e escolhas.

[As definições abaixo são reflexo do meu aprendizado em administração. Não há citações ou exemplo de livros e outros.]

            
Em 2015, concluí meu curso superior. O nome desse curso é Superior Tecnólogo em Processos Gerenciais, ou seja, é o tecnólogo em Administração. Sua diferença para o curso de Bacharelado é apenas o tempo de estudo: 3 anos para o tecnólogo e 5 anos para o bacharelado, as disciplinas estudadas são praticamente as mesma.                    
Muita gente me questiona sobre o fato de eu ter me graduado em administração por ser um curso entendido apenas por uma ótica: a administração de empresa
Uma empresa não é a única coisa administrável do mundo. Administramos nós, nossa casa, nossa vida e nossas escolhas, bem como nosso futuro e nossos recursos (comida, roupas e outros).

Perguntam-me o porquê da escolha de um curso que envolve liderança e como eu, anarquista, estudo algo relacionado a um figura que deve ser "seguida". Vou explicar o que é administração e liderança de forma simples por uma ótica livre de rótulos pré-estabelecidos e como isso é útil ao nosso cotidiano.


            Administração

                 
A Administração é uma ciência social, ou seja, estuda aspectos sociais do mundo humano bem como sua vida social ou em grupo. Porém, não deve ser confundida com as ciências humanas, que estudam aspectos criativos humanos.
Administrar, é tornar possível a execução correta de atividades com os recursos disponíveis e tornar contínuo o ciclo de melhoria nas realizações futuras. É função de qualquer administrador controlar, dirigir e coordenar atividades com os recursos disponíveis de modo a gerir de forma satisfatória o que a organização a qual faz parte necessita, ou busca.                         
Para definir organização (no sentido de estrutura e não do ato de organizar) usarei um exemplo. Imaginemos nossa casa como uma organização. Nela, fazemos planos mensais baseados em nossa renda e outros recursos (como o plantio da própria comida e outras coisa do gênero), sejam eles fixos ou variáveis. Na organização casa, os planos (exemplos) são de pagar as contas, juntar dinheiro para viajar, comprar a comida para um período x, e assim terminar essas obrigações que o sujeito dono da casa assumiu e não arcar grandes dívidas que impeçam seus planos, além de criar um ciclo (contínuo) de pagamento das obrigações. Ou seja, não se deseja acumular pendências que acarretem aos seus recursos (renda e outros) um déficit, ou, um restante negativos entre o que se tem a pagar (despesa) e o que se tem a receber (receita).
Administrar, portanto, é viver com o que se tem e não dar um passo maior do que as pernas.





Liderança

Liderar é gerir, juntamente com um grupo, um plano e obter resultados. A liderança pode ser compreendida como a influência de um indivíduo sobre alguém ou um grupo de pessoas. Os líderes são capazes, além de inspirar, motivar ao alcance de uma meta, harmonizar uma equipe e até mesmo descobrir talentos e novas habilidades dentro de um grupo.
A liderança pode emergir de diversas formas como nos traços de personalidade ou pode ser ensinada a alguém. No entanto eu acredito na liderança como algo situacional, ou seja, quem tem o conhecimento para gerir direções em determinada circunstância será o líder naquele momento. Alguns líderes e sua forma de reger as equipes podem ser eficazes até certo período, porém, um estilo de liderança não se aplica a qualquer situação e caso a situação mude, esse mesmo líder pode não se encaixar no novo período.
A cerca do líder, podemos somar adjetivos de motivador, acessível e que enxerga capacidades em seus liderados. Ao longo da história da humanidade, diversas formas de liderança surgiram e fizeram a diferença, conquistaram direitos civis e pensaram de forma abrangente modicando, para melhor, o estado em que se encontram. Não é atoa que até hoje citamos pessoas que "tomaram a frente" e influenciam até hoje a nós e a revoluções e evoluções científicas, tecnológicas e comportamentais. O líder motiva, trás valor ao grupo, trabalha sinergicamente com sua equipe e influência todos a evoluírem junto a ele com confiança mútua sem gerar um sentimento de oportunismo e exploração para com seus liderados. 


Sintetizando

A má administração é a ruína de qualquer grupo, até mesmo uma grande comunidade livre de um estado regulador. Não é atoa que nos países onde a educação é uma prioridade é que estão localizadas as maiores comunidades anarquista (Canadá, Dinamarca e etc..). Uma coisa está intimamente ligada a outra porque só com uma educação de verdade é que se chega ao senso crítico e se compreende que tudo o que nós fazemos trás impacto à vida uns dos outros. 
Administrar é unir pessoas, interesses e recursos trabalhando de forma coletiva e sinérgica e nesse momento a figura de líder exerce sua função. O líder não é  o "dono" da organização ou alguém que tem “gerente” escrito em seu crachá. Na nossa vida somos todos líderes, de nós e de nossas ações. Devemos sempre ter em mente que o líder não é indivíduo que leva os créditos, que chega longe e se destaca de todos a sua volta. O líder (o real líder) é aquele que caminham lado a lado com seu grupo, que mantém a união e trabalha em prol da equipe. 
As habilidades técnicas e de decisão são importantes. A influência positiva que líder deve gerar é importante. Mas, mais do que isso, é importante que líder entenda que ele presta um serviço a sua equipe e a sua organização (seja ela empresa, família ou comunidade). Através dele se faz o elo entre o objetivo e a administração dos materiais e dos processos para se chegar ao que se espera.
O papel do líder está ligado a crescimento constante e não apenas a um título vazio e sem utilidade. Faz-se necessária a compreensão correta do que significa liderar, para que não se repitam os equívocos e a direção seja coesa no sentido de construir uma algo de pessoas e para pessoas e não mais apenas ao lucro a alguém em cima dos outros.


Fico feliz de ter tido a oportunidade (com muito esforço) para entender sobre isso e poder aplicar isso ao meu cotidiano. Desconstrua os padrões de educação, não siga, sem questionar e pensar, tudo o que lhe dizem na escola ou na faculdade. Use o que você sabe em prol do crescimento coletivo :)



                    
                    

4 comentários:

  1. Que interessante esse compartilhamento de atividades do seu curso, Jehssy <3.
    Você poderia fazer uma série em etapas, né? Com determinados assuntos que servem para todos, marketing, ações de vendas, logística e etc...

    Beijão, vê se para de sumir =*

    ResponderExcluir
  2. :D Obrigada por comentar Hell! Essa ideia é bem legal..Não havia pensado em fazer em série.
    Tentarei não sumir do mundo on hahaha Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Interassante por demais as suas delimitações acerca do tema. A abordagem com a qual você "administrou" toda a situação é muito singular e muito construtiva também, e por que não dizer destrutiva, você desconstruiu brilhantemente diversos paradigmas que existem no curso, paradigmas estes que eu acredito serem insuperáveis até para os ditos "mestres" da ciência social da administração. Foda Jehssy, parabéns viu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sobre os (putos) dos paradigmas, de fato você tem razão. No meio do curso me deparei com muita coisa mas mantive minha mente forte em entender o qual importante é essa ciência e que eu poderia fazer bem mais com ela do que o padrão educacional a cerca dela me permite.

      Ah meu amigo! Obrigada pelos elogios e por participar! ^^

      Excluir