Páginas

Translate - Tradutor

terça-feira, 25 de julho de 2023

ARREPENDIMENTO. Erros que eu cometi e agressões que eu fiz a mim mesma que eu prometo não repetir.

Estou testando títulos polêmicos como podem ver.
Fazem muitos meses que eu vinha escrevendo isso e sempre que eu ia publicar eu desistia. Escolhi publicar em um dia que eu estivesse bem comigo ao invés de usar meus textos como mais um castigo/auto punição pra mim. 




Hoje o texto é sobre arrependimento e o que ele significa. 

Arrepender (do latim repoenitere "provocar pena" pena no sentindo de punir) na etimologia da palavra, significa lamentação ou auto punição. 
Arrependimento é uma constante na vida dos ansiosos, mais do que na maioria das pessoas, estamos sempre nos martirizando pelo que fizemos e pelo que não fizemos. 
Colocando muito mais ênfase no erro, e não no aprendizado que o arrependimento pode trazer, nos tornamos suscetíveis a novas crises, novas lamentações, novos traumas e por aí vai. 

Vou listar aqui 3 coisas que eu me arrependo de ter feito comigo e que prometo a mim mesma usar para crescer e não para lamentação eterna:


1  - Permitir que coisas externas tirem o meu valor.
Pessoas; 
Emprego;
Mérito; 
Beleza; 
Identidade;
Segurança;
tudo na mão dos outros. 
É difícil admitir que não controlamos as nossas relações com os outros e muito menos o que pensam de nós. 
Uma grande verdade é que a forma como você se ama não ensina nada a ninguém, mas é única coisa que está sob o seu controle. E você tem que aprender que a validação externa não vai te satisfazer nunca. Você nunca estará segura e você nunca ficará bem com você mesma se medindo pelo valor alheio e se apegar a isso só vai te causar dor.



2 - Não ter sigo agressiva/incisiva com situações e pessoas que me agrediram.

Sim, tem coisa que só se resolve na porrada. 
Não necessariamente a porrada tem que ser física, mas se for o caso, não hesite. 
Tem uma frase do Shakespear (e eu sempre acho incrível como esse homem tem sempre uma frase pra tudo) que explica melhor o que eu quero dizer:

"Evite qualquer briga, mas se for obrigado a entrar numa, que seus inimigos o temam."

A gente precisa se impor na vida, dizer não, dizer que não vai, dizer que não quer. Delimitar espaços, confrontar, quebrar e deixar ruir. 
Eu me pego muito nesse dilema quando algum amigo/amigue faz algo que me incomoda e que me atinge diretamente e simplesmente, mesmo sabendo que me incomodou decide deixar o assunto esfriar porque acredita que eu vou sempre desculpar, que eu vou sempre ser gentil e amigável e etc. 
Por um tempo eu até fui essa pessoa, mas isso me deixava muito infeliz e de uns tempos pra cá eu decidi que se eu não fui procurada para ter uma conversa, não tem solução e enquanto não tem eu não vou dissolver a impressão que a pessoa me deixou só pra não "pesar o clima". A impressão vai ficar e eu não vou dissolver absolutamente nada. É muito cansativo estar tendo sempre que ir em busca de resolução de coisas que não fui eu que causei e honestamente eu vou realmente levantar uma parede e me proteger nela conforme venho fazendo e isso tem me feito um bem enorme. 


3 - Não aceitar que eu não dou conta de tudo e não admitir que eu estou cansada.

Eu não sei fazer;
Eu não posso;
Eu não quero;
Eu não gosto;
Quantas vezes você fez pelos outros o que você não faz por você ? (Outros é = trabalho, amigos, parentes, namorades).
Minha gente, estamos cansados. E a essa altura quem não está cansado é um privilegiado ou um desequilibrado. 
Nossas rotinas são massacrantes, desgastantes, entediantes e é muito comum estar cansado. Isso não é procrastinação, não é preguiça.. Admita que você precisa descansar, ficar em silêncio e até mesmo ficar sozinho. É saudável. 

___

Quando decidi começar essa lista eu achei que iriam vir milhares de coisas. Mas não. 
São apenas três. 
Isso mostra a dimensão que damos aos nossos erros. Aposto que você que lê isso acredita que tem mil arrependimentos, mas sugiro que você liste eles como forma de pôr isso pra fora e fazer uma auto análise. Compreender o passado é fundamental para projetar um futuro, contudo esse futuro só será possível se você se desprender, se ao invés de punir a si mesmo, você pudesse aceitar seus erros igual ou melhor do que você aceita os dos outros, o seu mundo particular melhoraria bastante, vai por mim.  





Até logo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário