Páginas

Translate - Tradutor

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Dicas para organizar sua mente e começar a planejar seus objetivos.

Muitas vezes desistimos das coisas sem nem mesmo começar. Adiamos e vamos somando frustrações e "vish, não fiz", "queria fazer", "acho legal quem faz" e assistindo a vida passar sem iniciarmos nossos projetos.
Eu sou graduada em um curso de gestão, falei disso aqui, e para mim se organizar e projetar os próprios planos é a parte primordial da autogestão.
Autogestão é a igualdade da tomada de decisão dentro de uma organização, ou seja, os participantes de uma organização (empresa, cooperativa, sua casa, sua escola, você) tomam decisões conjuntas em prol de uma objetivo. Para se alcançar esse tipo de liberdade é preciso muito trabalho e responsabilidade, pois não há em quem por a culpa, afinal quem decidiu e executou foi você entende? É um forma de não ser apenas um produto do meio e ter controle sobre as ações que te rodeiam.
Sou uma pessoa comum em um emprego comum sem nenhum tipo de favorecimento, então, não procrastinar, buscar outras formas de me manter firme na vida e ter um propósito em tudo o que eu faço é muito importante pra mim.
Vou compartilhar aqui algumas dicas para se organizar e melhorar seu ambiente:


Saiba quem você é: Saber o que você quer,  o que você gosta, o que não quer para sua vida é fundamental! Tenha interesse por você e seja sempre sincero com o tipo de vida que você quer levar. Olhe para você e ao seu redor e identifique o que você não gosta e o que você gosta (podem ser pessoas, coisas e outros). Saiba seus pontos fortes (eu sei que são muitos) e fracos, o que te atrapalha e o que te valoriza. Faça uma faxina geral entende? Quando sabemos quem somos colocamos nossa marca nas coisas vivemos a vida  do nosso jeito sem ligar se é estranho ou fora do padrão, vivemos para nós e pelo que achamos certo.
Não ache que seus sonhos são pequenos: Não se diminua. Querer alguma coisa como viajar, mudar a alimentação, trabalhar com algo que gosta, ter uma dicção melhor, ler mais, ser poliglota, ser bailarino, ser artesão, ganhar ou perder peso, mudar as roupas, ser artista, ser doida, seja o que for, são SEUS objetivos e fazem parte de ti. Então jamais tenha medo que eles pareçam tolice ou deixe que alguém te diminuia por conta do que você quer buscar. Seja dono de si e não viva os sonhos alheios, não faça nada para impressionar ninguém além de si mesmo. 
Não procrastinar (adiar): A procrastinação é o mal da humanidade jovem do século 21 (exagero?)  porque sem ela muitos sairiam da zona comum de conforto e isso gera uma espécie de pânico nas pessoas! Sarcasmo à parte(isso é muito sério), procrastinar ou adiar, é uma espécie de negatividade que segura a pessoa para ela não progredir e pode ser facilmente confundida com preguiça. Eu não considero a procrastinação como preguiça, para mim, é um sentimento de medo de fazer e não dar certo. Este medo provém de uma falta de motivação aí o procrastinador se enche de desculpas e no final de dia se culpa por não ter feito o que planejou colocando a culpa nisso ou naquilo do por quê de não dar certo. Tem gente que procrastina porque sabe que outra pessoa vai acabar fazendo por ela, esse é PIOR grau de quem adia as próprias tarefas. É um auto boicote! Se você planeja arrumar seu quarto e termina o dia sem conseguir eu sugiro que você saiba o que te faz entrar nesse modo de inércia e adiar coisas que são benéficas para você mesmo e enfrente esse problema. 
Compreenda que alcançar o que se quer demora: Identificar, planejar, executar, se autoavaliar e recomeçar esse ciclo demora e dá muito trabalho. O mais importante é que o resultado disso é para seu benefício, é algo que você quis e buscou arduamente. Satisfações instantâneas são ótimas e todo mundo faz todo dia mas quando se vive apenas para isso os problemas começam a surgir. Dê um passo de cada vez mesmo que lentamente e nunca pare de caminhar.

Crie seu método: Li uma vez uma lista de "maneiras para ser mais produtivo" e tinha um item que era "beba menos café", eu detesto esse tipo de conteúdo e só leio para constatar o que já sei: cada um tem seu tempo. Einstein já disse! Eu, quando preciso pensar, faço um café, sento em um local com luz natural e penso. Então, como me conheço, sei que tenho ideias melhores pela manhã e bebendo café.
Se para ser "mais produtiva" eu deveria beber menos café, segundo a lista, eu tiraria um método que eu descobri que me ajuda de fato.
Eu poderia ter feito uma lista aqui baseado em algum estudo consagradíssimo do quinto-dos-infernos sobre como fazer alguma coisa, mas isso não ajudaria em nada. Cada ser humano é único e parte de um todo, cada característica nossa é brilhante, genial e não pode ser reduzida em listas metódicas e genéricas. Se ficar de cabeça para baixo ouvindo música erudita te ajuda a se concentrar, faça isso antes de iniciar suas atividades. Seja você mesmo em cada etapa.
Não faça tudo ao mesmo tempo: Divida seu dia no seu ritmo e não faça tudo junto. Executar atividades no modo multitarefas é castigante, cansativo e você não se concentra  nas coisas aí os erros acontecem e você fica chateado e desmotivado, ligado no automático igual a um robô. Faça com calma, tenha hora para fazer as coisas, não se desgaste tanto, cuide de você, tenha um dia para ver os amigos, para ficar com a família, pra dormir e etc. Digo isso por experiência própria: Eu precisava cumprir uma meta e pra isso dormir ficava em segundo plano, me divertir, comer bem tudo ficava pra lá. Eu cumpri? Sim. Fiquei satisfeita com  resultado? Sim. Mas em compensação fiquei doente, estressada, deprimida, entediada, sem  interesse nem em mim mesma. Mas a meta tava lá, linda. Não recomendo. Alguns clichês são sempre válidos: Durma bem, levante no mesmo horário todo dia, brinque com seu gato/cachorro/macaco, faça um café da manhã bem saboroso e comece :) 
Sempre faça autoavaliações e se necessários recomece: Item polêmico. É complicado saber se você está com crise existencial ou apenas não dormiu direito. Por isso o primeiro ponto é tão importante: se conheça.
Quando temos um objetivo, desmembramos ele em metas e planejamos a execução dessas metas, seguimos na seguinte ordem:
  1. Identificamos a meta;
  2. Planejamos;
  3. Executamos; 
  4. Alcançamos; e 
  5. Avaliamos a situação  para dar continuidade ao ciclo de planejamento voltando ao item 1 para seguir nas metas.
Se você sentir que está caminhando para algo que não queria é hora de rever seus projetos. Se um objetivo te leva a ter uma vida que você não acha certo, que não combina com você pare para pensar se é realmente isso que você quer. Essa é a grande questão de se autoavaliar e saber se aquilo condiz com o que realmente você quer. Seja sempre honesto e sem neura de "quem desiste no meio do caminho é fraco", quem pára um objetivo por não se identificar mais com ele e busca coisas diferentes é audacioso e com atitude o suficiente para ter as rédeas da próprias vida. Se respeite.



Concluindo, eu já ouvi de pessoas diferentes que tudo dá certo para mim, que eu consigo tudo, que eu sou inteligente e etc. Mas tem muito trabalho em tudo isso, muito tempo, muito equilíbrio e é sempre complicado principalmente quando acham que tudo é fácil. Eu não quero mostrar um check list de como agir para fazer um planejamento brilhante, quero mostrar que nossa mente é a melhor ferramenta e cultivar hábitos que nos deixem à vontade para vivermos nosso dia nos poupa tempo, estresse e frustração. Dê o melhor de si pois ninguém vai fazer por você.







6 comentários:

  1. Jessy minha amiga!
    Estava precisando ler isso, e hoje, e li rsrsrsrss
    Adorei.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, fico feliz demais em saber que esse texto foi útil para você!
      Vá em frente com o que quiser fazer, sei que vai dar certo.
      Abraço <3

      Excluir
  2. Muito bom o post. Meu problema é procrastinar e querer fazer mil coisas de uma vez. Mas este ano estou progredindo, estou estipulando metas diarias e mensais (além da anual) e estou anotando tudo o que faço durante os dias para analisar como uso meu tempo e quanto dele o desperdiço. Essa do beba café foi péssima, ninguém é igual a ninguém, que falta de base é?

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tary!<3
      Você está indo em um rumo super certo! Já mudou a tática e ainda faz autoavaliações diárias!É isso aí! :D

      :*

      Excluir
  3. Ler um texto tão cheio de situações que me levou a questionar realmente o que tem me feito mal e o que tem me deixado melhor é muito importante pra mim no momento que estou vivendo. Saber de si e respeitar isso é muito importante. Obrigado. Excelentes reflexões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo <3
      Fico muito feliz que esse texto te fez refletir e se auto avaliar. Espero que chegue ao denominador que precisa.
      Abraço

      Excluir