Páginas

Translate - Tradutor

terça-feira, 21 de junho de 2016

Livro O Coração Oculto do Cosmo: A Humanidade e a Nova História

Eu adoro ler. E tenho muitas resenhas para postar mas como também trabalho muito, tenho um gato, minha casa e todas as outras coisas que temos foras das redes sociais estou devendo postagens sobre livros neste espaço. Deixando as desculpas de lado, vamos falar do livro.


O Coração Oculto do Cosmo: A Humanidade e a Nova História (The hidden heart of the cosmos) é um livro, que a princípio, pensamos tratar sobre Cosmologia que é é o estudo das origens e evoluções do Universo e tudo o que está em torno dele. Mas ele vai mais além e envolve questões sobre consumismo e todo o materialismo que o envolve e como isso afeta nossa relação com o mundo, nos distanciando da realidade dele. Esse foi o ponto que mais me atraiu no conteúdo, mas até do que o próprio estudo cosmológico que o autor apresenta, porque de nada adianta lermos algo que não está ao nosso alcance cotidiano. E aí você pode pensar "Então em qual momento as definições de criação do Universo aderem ao seu cotidiano?" E eu lhe responderei (hahaha): É justamente essa a principal narrativa do livro. 


À esquerda a capa Brasileira e à direita a capa lançada nos Estados Unidos




Falando um pouco do autor, o livro foi escrito por Brian Swimme que é pesquisador e professor de Cosmologia Evolutiva na universidade de California Institute of Integral Studies, além de PH.d em Matemática é também graduado em Filosofia e Cosmologia. Lançado no Brasil pela Editora Cultrix em 1996.

Fiquei bastante feliz de ter ganho o livro de amiga muito especial e mais feliz ainda sobre o que aprendi com ele. É um livro bastante instigante à reflexão e há alguns exercícios para que leitor interaja com o que o autor dispõem e entenda certos conceitos científicos e físicos.
Existe um exercício lá que me fez olhar para o céu de outra forma, sério! Eu fui à caminho do trabalho e pratiquei o exercício de compreensão que o autor propôs e como eu havia lido na noite anterior não havia como fazê-lo pois envolve o Sol e li o capítulo sem entender direito e pensando "Esse Brian está brincando" ... E funcionou! À partir dali passei a olhar para céu e o Sol com, digamos, um outro olhar.
Há alguns questionamentos que dariam ótimas discussões e vou deixar vocês com um dos tantos que me impactou:

"Mergulhamos na religião do consumismo [...].Repetimos  para nós mesmos clichês reconfortantes, tranquilizadores, como o fato óbvio de que as propagandas de televisão não são impostas por nenhuma ditadura política. Dizemos que as propagandas são simplesmente os esforços das nossas empresas para nos interessarem nos seus diversos produtos. Mas, como a qualquer realidade a que raramente damos atenção, pode estar acontecendo bem mais do que estamos nos dando conta."

2 comentários:

  1. Sabe uma coisa que o capitalismo fez em mim? Hoje sempre que eu compro algo fora da minha lista de coisas úteis, eu me justifico com o seguinte "mas eu trabalho tanto, mereço pelo menos isso".

    Fiquei com vontade de ler esse livro, mas minha lista desse ano tá tão grande hahaha

    Beijão, linda!
    www.vultuspersefone.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Linda! :)

      Rafa, sem problemas comprarmos algo que gostamos ou precisamos. Consumir e consumismo são coisas diferentes. Consumismo é uma atitude desenfreada e não apenas o ato de comprar. (Não estou querendo lhe ar aula, só continuando a conversa).

      Eu te aconselho a ler esse livro e ele é curtinho, 100 páginas. Em uma tarde de domingo vc lê. E outro que também aborda a relação do espaço cósmico com a nossa vida é O Pálido Ponto Azul, do Carl Sagan. Também é curto. Recomendo.

      Obrigada por sempre estar por aqui! :* :*

      Excluir